Quanto rende o seu Fundo de Garantia? Rendimento do FGTS

Entender o funcionamento e o rendimento do FGTS – Fundo de Garantia por Tempo de Serviço é algo importantíssimo para o trabalhador.

Ainda mais, para quem pretende investir o dinheiro guardado em um financiamento de casa, carro ou para a quitação de um consórcio.

Publicidade

Vale destacar que o Fundo de Garantia fica depositado na Caixa Econômica Federal e funciona como uma reserva de dinheiro para o trabalhador. Contudo, podendo ser retirada após demissão sem justa causa, fim de um contrato de experiência ou em caso de aposentadoria.

Se preferir, veja o tutorial como sacar o FGTS.

Como é calculado o rendimento do FGTS?

Afinal, quanto rende o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço? Rende muito pouco e de forma lenta.

Publicidade

rendimento do fgts
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest

 Atualmente, o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço é corrigido pela TR (taxa referencial) + 3% ao ano.

Menos que a metade do rendimento da poupança, principal aplicação do cidadão brasileiro. Pois esta rende cerca de TR + 6,17% ao ano.

Além do mais, de acordo com a lei nº 13.446/17, promulgada pelo Congresso em 2017, as contas do fundo devem receber 50% dos lucros obtidos a partir de financiamentos de programas de desenvolvimento habitacional. Dessa maneira, o rendimento deve subir para 5,5 %.

Publicidade

Como sacar o Fundo de Garantia?

O saque do dinheiro guardado no Fundo de Garantia por Tempo de Serviço pode ser realizado em qualquer agência da Caixa Econômica Federal.

Em caso de demissão sem justa causa, o cidadão deverá comparecer ao banco com:

  • RG
  • Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho (TRCT)
  • Carteira de Trabalho devidamente assinada.

Para que o saque seja autorizado, a rescisão deverá ser homologada pelo Ministério do Trabalho ou pelo respectivo sindicato.

Saques abaixo do valor de R$ 1.500,00 podem ser feitos em unidades lotéricas, caixas eletrônicos e nos postos de atendimento da Caixa. Contudo, para as demais solicitações, o trabalhador deve comparecer a uma agência Caixa.

Quem tem direito ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço?

Quem tem direito ao FGTS

Trabalhadores regidos pela CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas)
Trabalhadores rurais
Atletas profissionais
Empregados domésticos
Empregados avulsos

Os depósitos ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço é de total obrigatoriedade do contratante. Então, o valor correspondente deve ser realizado na conta de cada trabalhador.

A quantia depositada pelo patrão corresponde a 8% do valor total da verba salarial de cada trabalhador, incluindo horas extras, comissões, adicional noturno e qualquer outro valor recebido durante o período trabalhado.

Governo vai aumentar o rendimento do FGTS?

No final de 2017, o Governo anunciou que ampliaria o rendimento em cima do FGTS e igualaria ao de outras aplicações, como a poupança. No entanto, para que isso aconteça depende da melhora anual do Fundo.

Entretanto, a CEF (Caixa Econômica Federal) utiliza o montante para financiar obras de habitação, infraestrutura e transporte, além de realizar aplicações financeiras.

Assim, quando o resultado dos investimentos superam as despesas, o fundo garante lucro. Ao passo que, em ano que o lucro for maior que o esperado, o montante deverá ser repartido com o trabalhador brasileiro.

Publicidade

Faça a consulta do saldo do seu FGTS.

Quanto rende o seu Fundo de Garantia? Rendimento do FGTS
5 (100%) 3 votes

Pin It on Pinterest