Quanto rende o seu Fundo de Garantia? Rendimento do FGTS
|Entender o funcionamento e o rendimento do FGTS – Fundo de Garantia por Tempo de Serviço é algo importantíssimo para o trabalhador.
Ainda mais, para quem pretende investir o dinheiro guardado em um financiamento de casa, carro ou para a quitação de um consórcio.
Vale destacar que o Fundo de Garantia fica depositado na Caixa Econômica Federal e funciona como uma reserva de dinheiro para o trabalhador. Contudo, podendo ser retirada após demissão sem justa causa, fim de um contrato de experiência ou em caso de aposentadoria.
Se preferir, veja o tutorial como sacar o FGTS.
Como é calculado o rendimento do FGTS?
Afinal, quanto rende o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço? Rende muito pouco e de forma lenta.
Atualmente, o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço é corrigido pela TR (taxa referencial) + 3% ao ano.
Menos que a metade do rendimento da poupança, principal aplicação do cidadão brasileiro. Pois esta rende cerca de TR + 6,17% ao ano.
Além do mais, de acordo com a lei nº 13.446/17, promulgada pelo Congresso em 2017, as contas do fundo devem receber 50% dos lucros obtidos a partir de financiamentos de programas de desenvolvimento habitacional. Dessa maneira, o rendimento deve subir para 5,5 %.
Como sacar o Fundo de Garantia?
O saque do dinheiro guardado no Fundo de Garantia por Tempo de Serviço pode ser realizado em qualquer agência da Caixa Econômica Federal.
Em caso de demissão sem justa causa, o cidadão deverá comparecer ao banco com:
- RG
- Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho (TRCT)
- Carteira de Trabalho devidamente assinada.
Para que o saque seja autorizado, a rescisão deverá ser homologada pelo Ministério do Trabalho ou pelo respectivo sindicato.
Saques abaixo do valor de R$ 1.500,00 podem ser feitos em unidades lotéricas, caixas eletrônicos e nos postos de atendimento da Caixa. Contudo, para as demais solicitações, o trabalhador deve comparecer a uma agência Caixa.
Quem tem direito ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço?
Quem tem direito ao FGTS |
Trabalhadores regidos pela CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) |
Trabalhadores rurais |
Atletas profissionais |
Empregados domésticos |
Empregados avulsos |
Os depósitos ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço é de total obrigatoriedade do contratante. Então, o valor correspondente deve ser realizado na conta de cada trabalhador.
A quantia depositada pelo patrão corresponde a 8% do valor total da verba salarial de cada trabalhador, incluindo horas extras, comissões, adicional noturno e qualquer outro valor recebido durante o período trabalhado.
Governo vai aumentar o rendimento do FGTS?
No final de 2017, o Governo anunciou que ampliaria o rendimento em cima do FGTS e igualaria ao de outras aplicações, como a poupança. No entanto, para que isso aconteça depende da melhora anual do Fundo.
Entretanto, a CEF (Caixa Econômica Federal) utiliza o montante para financiar obras de habitação, infraestrutura e transporte, além de realizar aplicações financeiras.
Assim, quando o resultado dos investimentos superam as despesas, o fundo garante lucro. Ao passo que, em ano que o lucro for maior que o esperado, o montante deverá ser repartido com o trabalhador brasileiro.
Faça a consulta do saldo do seu FGTS.