Auxílio Emergencial Caminhoneiros – Receba R$400!
|A notícia de um novo Auxílio Emergencial, agora exclusivo para os caminhoneiros, surge como alívio a milhares de trabalhadores da categoria!
Veja agora como sacar o seu novo Auxilio Emergencial Caminhoneiros.
O presidente anunciou que vai dar um auxílio para 750 mil caminhoneiros do país.
Isso, visando compensar a alta dos preços do diesel. Assim, a expectativa é de que seja o valor de R$ 400,00 do Auxílio Brasil.
Reação da Categoria ao Auxílio Emergencial Caminhoneiros
A reação de líderes de caminhoneiros que são a favor do presidente e que estão empenhados em ajudar Bolsonaro a evitar que o movimento de greve ganhe proporções, não foi muito boa.
Seguro o representante, o valor seria uma “brincadeira, e nem iria perder o tempo com isso”.
Os caminhoneiros autonômos dizem que gastam 8 mil litros de diesel por mês. Ao preço de hoje é um custo de 40 mil reais por mês. No ano passado, pagavam 12 mil reais a menos.
A proposta ainda precisa ser aprovada, mas já foi confirmada pelo governo federal.
Além da natureza destrutiva da pandemia Covid-19, ela também trouxe muitos problemas para a economia brasileira.
O mais preocupante é o aumento da pobreza, que leva à desigualdade no país.
Portanto, o Governo precisa rever e restaurar o pagamento da ajuda de emergência, uma vez que beneficiou 67 milhões de pessoas de baixa renda em 2020.
Porém, em 2021, haverá algumas mudanças no projeto, e é importante entender essas mudanças.
O Preço Alto do Diesel
No mesmo dia em que o Observatório Social da Petrobras revelou que o preço médio atual do litro do diesel é o mais caro em dez anos, Bolsonaro prometeu criar equipamentos auxiliares do diesel.
A operação será paga na forma de assistência a caminhoneiros autônomos, que pode chegar a 400 reais.
Esta medida visa aliviar a ameaça de greve emitida por esta categoria em 1º de novembro do próximo ano.
A assistência aos caminhoneiros ou a diesel será uma forma de compensar os aumentos descontrolados de preços.
De agosto de 2020 a agosto de 2021, o preço de um litro de diesel aumentou cerca de 35% em um ano.
Segundo dados da Administração Nacional do Petróleo (ANP), o preço do litro do diesel S10 no Brasil oscilou entre 5 e 6,79 reais nesta semana.
No entanto, mesmo que os motoristas de caminhão optem por abastecer com diesel comum, eles não economizarão muito dinheiro. Isso porque, no Brasil, o valor médio do litro do diesel comum está entre 4,97 e 6,41 reais.
Quem receberá assistência diesel dos caminhoneiros?
Em seu tom pré-eleitoral, Bolsonaro não entrou em detalhes sobre como funcionaria a ajuda do caminhoneiro.
O presidente disse apenas que “mais informações e números serão divulgados em breve”.
No entanto, ele enfatizou em seu discurso que o atendimento ao diesel será voltado para os motoristas de caminhões que dirigem sozinhos.
“Forneceremos serviços para motoristas de caminhão que dirigem sozinhos … Aproximadamente 750.000 motoristas de caminhão receberão ajuda para compensar o aumento do diesel”, disse Bolsonaro.
Portanto, o presidente não esclareceu se os caminhoneiros vinculados a cooperativas ou associações seriam beneficiados com o auxílio a diesel para os caminhoneiros.
Além disso, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) estima que existam cerca de 800 mil profissionais autônomos.
Portanto, considerando o número de beneficiários mencionados pelo Bolsonaro, o auxílio prometido não cobrirá todos os caminhoneiros que dirigem sozinhos no Brasil.
Prováveis datas do Calendário Saque Auxílio Emergencial Caminhoneiros
Não há informações específicas sobre quando iniciar o pagamento do auxílio-diesel para caminhoneiros autônomos.
O fato é que, por enquanto, o outro discurso infundado de Bolsonaro ainda é um benefício, pois o governo nem conseguiu emitir o pagamento do Auxílio Brasil.
A principal dificuldade é que a fonte de financiamento é incerta, porque Bolsonaro prometeu fornecer uma série de outras ajudas e pagamentos adicionais, cujo montante excede em muito o teto de despesas.
Portanto, é impossível estimar quando o pagamento será iniciado.
No entanto, como a lei eleitoral proíbe a criação de benefícios sociais em ano eleitoral, a base aliada de Bolsonaro precisará pagar explicitamente assistência aos caminhoneiros até o final deste ano.
Bolsonaro disse que o governo federal vai repassar em breve os detalhes, mas ainda não definiu prazo para iniciar a medida.