As modalidades de saque FGTS 2021!

O saque FGTS 2021 logo será liberado, saiba mais sobre esse benefício neste artigo.

O FGTS é uma poupança aberta pelas empresas ao contratarem um cidadão.

Publicidade

Esse fundo de garantia funciona como um amparo ao cidadão caso ele seja demitido sem justa causa.

Nesses momentos, o valor funcionaria como uma garantia de estabilidade até o mesmo se estabilizar profissionalmente.

Esse valor é um direito da classe trabalhadora e em alguns casos ele pode ser sacado sem ter ocorrido a demissão.

Publicidade

Mas é claro nessa situação ele deve se enquadrar em alguns quesitos pré-estabelecidos.

Se acaso deseja se informar sobre como irá ocorrer o saque FGTS 2021, basta ficar de olho em nosso artigo. Pois, iremos fazer o possível em sanar todas as suas dúvidas.

Quando acontecerá o pagamento Bolsa Família 2021?

As modalidades de saque FGTS 2021

Após o cidadão ser contratado por uma empresa, o empregador passa a depositar mensalmente um valor no fundo de garantia. O FGTS serve como um amparo ao ser despedido sem justa causa e serve como um auxílio nos meses de desemprego. Ao passar a fazer parte da porcentagem de desempregados, o cidadão tem direito ao saque FGTS 2021. Esse saque ocorre anualmente durante o mês de aniversário. Vejamos como fazer a adesão ao FGTS 2021.

Publicidade

saque fgts 2021
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest

Como fazer adesão ao FGTS 2021

Ao conseguir realizar o saque FGTS 2021, é necessário o cidadão informar com antecedência o banco no qual faz a retirada do benefício anualmente. Caso esse importante passo não seja realizado, o cidadão pode passar a ter direito ao saque FGTS 2021 somente nas situações listadas abaixo:

  • Momento da compra de uma casa própria no nome do beneficiário;
  • Durante o momento de aposentadoria;
  • Em caso de contrair uma grave doença;
  • Em momentos onde é demitido sem justa causa.

Caso queira realizar a adesão ao saque FGTS 2021, você pode fazer isso por meio de uma agência Caixa. Há também, como realizar estes procedimentos de saque FGTS através do site da Caixa de forma online.

Saque aniversário

Esta é uma modalidade de saque FGTS no qual permite ao trabalhador realizar saques anuais. Estes ocorrem durante o mês de aniversário do beneficiário. No entanto, ao aderir a esta modalidade de saque FGTS o trabalhador fica impedido de retirar o saldo completo da conta em caso de demissão. Isso porque, ele teria de aguardar o mês de aniversário.

Saque emergencial

Este saque FGTS ocorre em momentos de urgência, permitindo aos trabalhadores sacarem o valor de R$ 1.045,00 reais por pessoa. Essa medida está prevista na medida provisória número 946 de 07/04/2020, juntamente com a medida de orçamento de guerra. Veja textos na íntegra:

  • Art. 6º: Fica disponível, para fins do disposto no inciso XVI do art. 20 da Lei nº 8.036, de 1990, aos titulares de conta vinculada do FGTS, a partir de 15 de junho de 2020 e até 31 de dezembro de 2020, em razão do enfrentamento do estado de calamidade pública reconhecido pelo Decreto Legislativo nº 6, de 20 de março de 2020, e da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente da pandemia de coronavírus (covid-19), de que trata a Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020, o saque de recursos até o limite de R$ 1.045,00 (mil e quarenta e cinco reais) por trabalhador;
  • Art. 1º Durante a vigência de estado de calamidade pública nacional reconhecido pelo Congresso Nacional em razão de emergência de saúde pública de importância internacional decorrente de pandemia, a União adotará regime extraordinário fiscal, financeiro e de contratações para atender às necessidades dele decorrentes, somente naquilo em que a urgência for incompatível com o regime regular, nos termos definidos nesta Emenda Constitucional;
  • Art. 2º Com o propósito exclusivo de enfrentamento do contexto da calamidade e de seus efeitos sociais e econômicos, no seu período de duração, o Poder Executivo federal, no âmbito de suas competências, poderá adotar processos simplificados de contratação de pessoal, em caráter temporário e emergencial, e de obras, serviços e compras que assegurem, quando possível, competição e igualdade de condições a todos os concorrentes, dispensada a observância do § 1º do art. 169 da Constituição Federal na contratação de que trata o inciso IX do caput do art. 37 da Constituição Federal, limitada a dispensa às situações de que trata o referido inciso, sem prejuízo da tutela dos órgãos de controle.

Saque digital

Esta é uma forma de ter acesso ao benefício de forma mais simples e prática, bastando realizar o download do aplicativo por meio da loja de aplicativos de seu smartphone. Pelo aplicativo você consegue acessar os valores de FGTS liberados ao saque e também solicitar o saque FGTS. AO solicitar o saque FGTS, você só precisa indicar uma conta em seu nome, essa conta pode ser de qualquer uma das agências bancárias. Então, feito todos estes passos, o valor do FGTS 2021 cai direto em sua conta. Ou seja, tudo isso de forma rápida, prática e sem sair de casa.

Saque rescisão FGTS 2021

Este ocorre quando o funcionário é mandado embora por dois motivos distintos. Primeiramente, em momentos onde ocorre o fechamento da empresa em questão por motivos de força maior. A outra situação, é quando tanto o empregador, quanto o empregado cometem erros semelhantes. Antes, entretanto, não era possível realizar o saque FGTS quando era demitido por algum destes motivos, mas atualmente a situação mudou um pouco.

Isso ocorreu porque, o país entrou em um estado de calamidade pública. Sendo assim, dever dos representantes estudarem formas de amparar a população. Com isso, além da criação do auxílio emergencial, também, houve a alteração de demais programas do governo semelhantes ao FGTS. O FGTS é um direito de todos que trabalham e em caso de demais dúvidas sobre como irá ocorrer o saques FGTS 2021, acesse o site da Caixa.

Saiba mais sobre o saque Seguro Desemprego 2021

Publicidade

Pin It on Pinterest