Descubra como fazer o seu Cartão Cidadão Agora! Simples e Fácil

O Cartão Cidadão serve para você sacar dinheiro, fazer consultas e muitas outras coisas relacionadas a benefícios que como cidadão brasileiro você tem direito.

É gratuito, um documento que leva pouco tempo para solicitar. Quer saber como fazer o seu Cartão Cidadão?? Então confira estas dicas que preparamos a você!!

Publicidade

Cartão Cidadão – O que é e como funciona?

O Cartão Cidadão foi criado visando facilitar o acesso de brasileiros trabalhador a serviços sociais e trabalhistas que envolvem procedimentos bancários.

Logo, nos diferentes locais de atendimento do Caixa o cartão é usado.

Esse cartão é destinado a aqueles trabalhadores que têm algum benefício a receber e não possui conta corrente no banco da Caixa.

Entre esses serviços e trabalhistas entre estão o Fundo de Garantia por Tempo Serviço – FGTS, PIS ou Abono Salarial, Seguro-Desemprego.

Publicidade

No caso de você não ter nenhum desses benefícios a solicitação será negada.

Isso mesmo, somente quem tem algum direito a receber é que pode pedir o Cartão Cidadão.

Esse instrumento é uma forma segura de conseguir realizar saque de valores com comodidade, consultar a situação da conta referente a qualquer um serviços FGTS, PIS ou Abono Salarial e Seguro-Desemprego.

 

Solicitar Cartão Cidadão

Se você já trabalha de carteira assinada é provável que algum momento terá algum valor a receber FGTS, PIS ou Abono Salarial e Seguro-Desemprego.

Publicidade

Cada um desses serviços tem suas próprias regras de regime, consulte a fim de saber se você beneficiário consulte essas condições. Ao solicitar o cartão também será informado isso.

Como fazer o Cartão Cidadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest

Você tem 2 maneiras de fazer seu Cartão Cidadão, o telefone e a agência da Caixa.

Por telefone:

Para solicitar o seu cartão por telefone, deverá entrar em contato de segunda a sexta-feira das 10 h as 18 h.

Ligue gratuitamente, de qualquer lugar do Brasil, no número: 0800-726-0207.

Além disso, siga as instruções do atendimento eletrônico e realize a solicitação de seu cartão. É importante quando ligar estar com documentos pessoais e residência, buscando evitar passar informações equivocadas.

Na agência/correspondente bancário:

No atendimento presencial você terá de levar os documentos da sequencia a unidade mais próxima da Caixa:

  • Documento de identificação
  • CPF
  • Carteira de trabalho
  • Comprovante de residência

Na solicitação 2ª via do Cartão Cidadão o procedimento segue o mesmo. Após o pedido o plástico chega ao endereço informado em aproximadamente em 15 corridos.

Criação de Senha

Posteriormente com chegada do cartão é necessário que crie uma senha de uso em terminais.

Para isso, as alternativas são cadastrar a senha nos caixas eletrônicos da Caixa, no caixa de uma agência da Caixa ou lotérica com documento pessoal.

Desbloqueio do Cartão

Após o recebimento do cartão, desbloqueie pela Central de atendimento no número 0800-726-0207. Contudo, precisará selecionar a opção de “Desbloqueio do Cartão do Cidadão” do menu eletrônico.

Primeiro acesso pela Internet

Visando usar ou acessar pela Internet, no primeiro acesso a fim de cadastrar a senha, você terá de digitar a senha de uso em terminais físicos. E depois, portanto, criar a senha web.

Benefícios de ter o Cartão Cidadão

Enfim, com o Cartão Cidadão terá acesso a diversos benefícios. Aliás, podemos citar como alguns deles:  poderá consultar os depósitos nas contas do FGTS, PIS e Seguro-Desemprego.

Assim sendo, ao ser depositado valores em qualquer uma dessas contas você terá facilidade para sacar.

DICA: Veja 11 informações importantes sobre o saque do FGTS que você precisa saber!

Leia e avalie!

Publicidade

Pin It on Pinterest