Empréstimo Consignado FGTS – Juros baixos para o trabalhador
|FGTS Consignado – Descubra como fazer o seu empréstimo
O FGTS consignado é outra das opções que o trabalhador tem à sua disposição. Disponibilizado somente pela Caixa Econômica, o empréstimo consignado FGTS pode ser uma boa ideia para o trabalhador, com taxas de juros bem acessíveis e com o FGTS como garantia.
Conheça um pouco mais sobre essa modalidade de empréstimo que o trabalhador pode utilizar.
Como usar meu FGTS como garantia de empréstimo
O FGTS – Fundo de Garantia – não serve somente para dar entrada no seu imóvel.
O financiamento de imóvel é somente uma das possibilidades que o trabalhador tem ao seu dispor para utilizar esse recurso que é seu, porém retido em conta específica como garantia para o caso de demissão sem justa causa.
Poucas pessoas sabem, mas o empréstimo consignado FGTS é uma das possibilidades de uso do recurso. O recurso continua sem ser sacado, porém, é utilizado como garantia do valor emprestado.
Como é um empréstimo consignado, as parcelas são debitadas na conta do titular e, em caso de demissão da pessoa, o valor restante a ser pago relativo ao empréstimo, será descontado da multa rescisória, podendo ser na totalidade da multa de 40%.
Quanto posso emprestar?
O valor do empréstimo a ser liberado tem o limite de 10% do saldo de suas contas de FGTS. Por exemplo, se o saldo, entre todas as suas contas de Fundo de Garantia for R$ 10.000,00, então a pessoa poderá emprestar R$ 1.000,00.
Esse limite é para segurança do trabalhador. Caso o valor fosse maior, poderia aumentar o endividamento das famílias.
O objetivo desse empréstimo é auxiliar o trabalhador no pagamento de dívidas e na melhoria da qualidade de vida.
Se preferir, consulte o calendário de saque PIS.
Empréstimo Consignado Caixa – Como fazer o seu?
O prazo máximo estipulado para pagamento do FGTS consignado é 48 vezes ou 4 anos. Assim, as parcelas para pagamento do empréstimo consignado FGTS não pesam no bolso do trabalhador.
As taxas de juros também são interessantes.
Por ser um empréstimo consignado, as taxas de juros (de 2,63% a.m.) ficam abaixo das praticadas pelo mercado em outras modalidades de empréstimos. Pode-se verificar que em alguns casos, as taxas chegam a ficar na metade, dependendo do valor emprestado e do prazo utilizado para o pagamento. Consulte na agência da Caixa as taxas disponíveis para o empréstimo consignado Caixa.
Com um valor extra em mãos e condições facilitadas para pagamento, o trabalhador pode investir na casa, pagamento de dívidas ou o que mais for conveniente.
Requisitos
Para conseguir seu empréstimo consignado FGTS, você precisará atender a alguns requisitos:
- Vínculo empregatício de no mínimo 12 meses
- O seu empregador ter convênio de consignado com a Caixa.
- Possuir margem consignável disponível na folha de pagamento (sendo de até 30% do salário)
- Ter conta salário na Caixa
- Possuir saldo FGTS compatível com o valor desejado no consignado
Como solicitar seu empréstimo pelo FGTS
O empréstimo consignado FGTS é uma modalidade nova de empréstimo. Foi criada durante o ano de 2016 e disponibilizada para o público a partir da segunda metade de 2016.
Para solicitar seu FGTS consignado, vá até uma agência da Caixa com seus documentos: CTPS, RG e CPF. Além disso, é necessário que você possua saldo em suas contas FGTS. Para isso, é necessário que você realize uma consulta FGTS Caixa.
Você sabe quanto há de saldo FGTS em suas contas? Faça aqui a sua consulta FGTS Caixa e descubra agora.