Consulta Registrato: Como saber quais valores vou receber?
|Já está de volta no ar a plataforma do Banco Central para consulta Registrato e você pode agora mesmo consultar recursos esquecidos em bancos e instituições financeiras.
Para saber se você tem algum dinheiro esquecido, você deve ir ao site do Sistema Valores a Receber, usar o CPF ou CNPJ e a data de nascimento ou abertura da empresa.
Com essas informações, o sistema indicará se você possui saldo ou não.
Quem possui valores pendentes ainda poderá visualizar qual o montante nos próximos dias e o Banco Central já divulgou o cronograma para fazer o pedido de resgate.
Quem realizou a consulta e o sistema apontou que não têm valores a receber, o Banco Central solicita que o usuário refaça a consulta no dia 2 de maio.
De acordo com o levantamento realizado em junho de 2021 pelo Banco Central, existem cerca de R$ 8 bilhões que devem ser destinados a clientes de bancos em todo território nacional.
Continue a leitura deste post e saiba tudo sobre a consulta Registrato.
Consulta Registrato: Passo a passo
Felizmente, a consulta Registrato dos valores a receber é bastante simples e pode ser feito no conforto da sua casa, através do seu celular ou computador, para consultar se você tem um valor a receber, siga o passo a passo abaixo:
- Entre no site Sistema Valores a Receber
- Informe o CPF ou CNPJ e a data de nascimento ou de abertura da empresa e clique em “Consultar”.
Caso você tenha valores a receber, o site informará a data e o horário em que é preciso voltar para consultar o montante e pedir o resgate.
Caso você não tenha valores a receber, aparecerá a mensagem Atualmente você não tem valores a receber, o sistema sugere que o usuário volte a consultar o site a partir do dia 2 de maio.
Ao realizar a consulta no site do Banco Central, o usuário será informado da data e período para solicitar o resgate do saldo existente e saber o montante.
Se você tiver dinheiro esquecido em bancos e instituições financeiras, as datas serão agendadas de acordo com o ano de nascimento da pessoa ou da criação da empresa, veja só a divisão das datas no calendário de acordo com a data de nascimento, período de agendamento e data de repescagem:
- Antes de 1968 – 07/03 a 11/03 – 12/03
- Entre 1968 e 1983 – 14/03 a 18/03 – 19/03
- Após 1983 – 21/03 a 25/03 – 26/03.
Como você pôde notar na tabela acima, caso você não consulte na data e período informado, será necessário voltar no sábado da repescagem.
De acordo com o BC, a repescagem vai funcionar durante todo o dia, das 4h às 24h, informou o BC.
Se porventura o usuário também perder a data de repescagem, o mesmo poderá consultar ou solicitar o resgate do saldo existente a partir de 28 de março.
Lembrando que, mesmo que você não consulte ou solicite o resgate do saldo existente em todas essas datas, as instituições financeiras têm obrigação de guardar o valor e esperar a sua solicitação de resgate.
Como resgatar os valores?
Para sacar os seus valores, é necessário efetuar o cadastro através do site Gov.br ou aplicativo Gov.br.
O acesso a conta Gov.br tem três níveis de segurança e acesso o bronze, prata e ouro.
Para consultar e solicitar os recursos é necessário que você tenha nível prata ou ouro de acesso.
Com isso regularizado, retorne ao site valoresareceber.bcb.gov.br na data e período informados e use seu login Gov.br para acessar o sistema, consultar e solicitar o resgate do saldo existente.
O Banco Central considera as seguintes fontes de dinheiro esquecido:
- Cobranças indevidas de tarifas ou de obrigações de crédito previstas em termo de compromisso assinado com o BC
- Contas-correntes ou poupanças encerradas e não sacadas
- Grupos de consórcio extintos
- Contas de pagamento pré-paga e pós-paga encerradas e com saldo disponível
- Contas encerradas em corretoras e distribuidoras de títulos e de valores mobiliários
- Cotas de capital e rateio de sobras líquidas de associados de cooperativas de crédito
- Cobranças indevidas de tarifas ou obrigações de crédito não previstas em termo de compromisso.
Essas informações foram úteis? Caso haja mais dúvidas sobre a consulta Registrato, comenta aqui embaixo e nós esclarecemos!
Aproveite e acompanhe mais conteúdos no nosso blog!