Registrato Banco Central: Como fazer os saques?
|Quem nunca ficou surpreso por ter dinheiro a receber do Registrato Banco Central?
Esta é uma nova proposta do Banco Central, nesta plataforma estão contidas informações bancárias de pessoa física ou jurídica, esquematizando todas as operações realizadas.
Desse modo, a ferramenta veio como forma de visualizar e estruturar as finanças pessoais.
Saiba tudo sobre o Registrato Banco Central e suas formas de saque neste texto.
Registrato Banco Central: Veja como sacar!
O passo a passo de como sacar os valores esquecidos do Registrato Banco Central, seja pessoa física ou jurídica, foi divulgado.
Os cidadãos podem consultar os seus valores e solicitar o resgate na data pré-definida pelo Sistema Valores a Receber (SVR):
- Acesse o site valoresareceber.bcb.gov.br
- Realize login na sua conta Gov.br na plataforma do Ministério da Economia. Vale ressaltar que deve ser nível prata ou ouro. Se ainda não for desses níveis, deve fazer o cadastro na plataforma ou aumentar o nível no site ou no app Gov.br
- Verifique e aceite o Termo de Responsabilidade
- Após essas verificações, poderá se informar sobre valores a receber, qual a instituição financeira que deve devolver o saldo, o tipo do valor a receber e informações adicionais, se necessárias
- Quando o sistema indicar a opção correta para você, clique em “Solicitar por aqui” e assim a instituição bancária oferecerá a devolução da sua quantia por PIX.
O prazo para receber o saldo é, em torno, de até 12 dias úteis e o processo de devolução por PIX pode ser feito da seguinte forma:
- Selecione sua chave PIX e forneça seus dados pessoais
- Anote o número de protocolo para eventuais necessidades de contato com a instituição
- Se caso haja a opção “Solicitar via instituição”, significa que o banco selecionado não faz a devolução por PIX no prazo determinado de até 12 dias úteis. Em casos assim, será necessário contatar a instituição pelo telefone ou e-mail e combinar como será realizada a devolução do saldo.
Quando os valores estarão disponíveis?
O Registrato é uma ferramenta administrada pelo Banco Central, na qual você pode consultar gratuitamente, informações sobre bancos que possui contas, seus empréstimos.
Além disso, pode consultar chaves PIX cadastradas, pagamentos pendentes com órgãos federais, cheques sem fundo e pesquisas sobre compra e venda de moedas estrangeiras.
Na ferramenta será possível emitir relatórios com estas informações gerais.
Para que os cidadãos possam ter acesso ao sistema, será essencial que os bancos autorizados do Banco Central disponibilizem o serviço de validação.
No momento atual, existem somente duas formas de acessar o Registrato pelo aplicativo e Internet Banking.
Qualquer cidadão, brasileiro ou estrangeiro, que possua CPF, poderá se beneficiar deste serviço.
Se você possui saldo a receber, após a consulta você terá acesso a data e período de solicitação da devolução do valor esquecido.
As datas agendadas pelo Banco Central seguem a ordem de ano de nascimento da pessoa ou da criação da empresa para pessoas jurídicas.
Nas próximas linhas separamos o calendário seguido pelo Registrato:
- Datas anteriores ao ano de 1968: o período de agendamento (consulta e devolução) será entre 07 a 11/03. A data de repescagem para quem perdeu o prazo será 12/03
- Datas entre os anos 1968 de 1983: o período de agendamento (consulta e devolução) será entre 14 a 18/03. A data de repescagem para quem perdeu o prazo será 19/03
- Datas após o ano de 1983: o período de agendamento (consulta e devolução) será entre 21 a 25/03. A data de repescagem para quem perdeu o prazo será 26/03.
Ao realizar a sua consulta de saldo, verifique se ocorreu entre às 4h e 14h ou das 14h à 00h.
Se você esquecer ou perder a data e o período, não há problema, consulte novamente e receba a mesma mensagem.
Certifique-se de retornar ao site valorareceber.bcb.gov.br nas datas e prazos informados.
Caso não compareça nesta data e horário, deverá retornar no dia da repescagem.
Se você também perdeu a repescagem, poderá solicitar a sua devolução do Registrato Banco Central de valor a partir de 28 de março de 2022.
Gostou desse post? Acompanhe mais informações nos nossos conteúdos do blog!